Palestrantes

Conheça os palestrantes que participarão do XI Congresso Abrapcorp em Belo Horizonte:


Ágatha Camargo:

Doutoranda em Ciências da Comunicação (ingresso em 2016), mestre em Ciências da Comunicação (2013) e especialista em Comunicação Organizacional (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2002). Atua como professora dos cursos de graduação das Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Docente dos cursos de Pós-Graduação MBA ABERJE e GESTCORP ECA/USP. Diretora Administrativa da Associação Brasileira de pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2014-2016).

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Ana Lúcia Novelli:

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1999). Atua como profissional de comunicação do Senado Federal desde 1998, onde atualmente desempenha a função de assessoria técnica e assessoria de imprensa institucional. Foi diretora da Secretaria de Comunicação Social (2009), coordenadora do projeto de implantação e diretora do Alô Senado (contact center) e do DataSenado (instituto de pesquisa de opinião pública). É professora do Instituto Legislativo Brasileiro e pesquisadora associada da Universidade Católica de Brasília. Foi professora de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior de Brasília na área de relações públicas, comunicação política, comunicação pública e opinião pública. Secretária Geral do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (2007-2010) e Diretora Científica da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2012-2014).

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André Quiroga:

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Graduado em Comunicação Social – habilitação Relações Públicas – pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo concluído o mestrado em Ciências da Comunicação na UNISINOS. Foi coordenador da Divisão Temática Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. É professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Departamento de Comunicação Social.

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Basílio Alberto Sartor:

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), com realização de doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha. Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Possui graduação em Jornalismo (FABICO/UFRGS). É professor adjunto no Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). É pesquisador nas áreas de Jornalismo, Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública. Integra a coordenação editorial do Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP), o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (NUPEJOR) e o Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP).

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Carolina Terra:

Doutora e mestre pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É também especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Atualmente consultora de mídias sociais e professora para os cursos de pós em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e em Gestão da Comunicação Digital da ECA-USP, de diversos MBAs na FIA (Fundação Instituto de Administração) e da pós-graduação em Comunicação Digital, da FAAP. É editora dos blogs RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) e Relações (http://www.blogrelacoes.com.br) e autora dos livros “Mídias Sociais…e agora?” e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”.

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Celsi Brönstrup Silvestrin:

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Docente nos Cursos de Comunicação Social, habilitação Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1980 a 1987) e da Universidade Federal do Paraná (1987 a 2010), atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, comunicação pública/política. Atualmente permanece vinculada ao grupo de pesquisa Comunicação Pública & Comunicação Política (CNPq) – PPGCOM/USP e colabora no Projeto de Pesquisa (nacional): Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência (PPGCOM/UFRGS), integrando a Equipe Paraná.

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Cicilia Peruzzo:

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora em Comunicação nas linhas popular, comunitária, alternativa e mídia local, além de Relações Públicas, na perspectiva crítica e dos movimentos sociais. Coordena o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania (Abrapcorp). É também membro do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciências da Informação e Comunicação do CNPq.

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Cláudia Peixoto Moura:

Doutora em Ciências da Comunicação e Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo, é também Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra de Portugal. É atualmente Professora Titular (Dedicação Exclusiva), em nível de graduação e de pós-graduação, na Faculdade de Comunicação Social – FAMECOS/PUCRS. Atualmente, é integrante da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM/PUCRS e Diretora Regional Sul da REDE ALCAR. Já foi Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP, de 2006 a 2010, e Presidente da Associação na gestão 2012-2014.

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Cláudio Cardoso:

Possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea e doutorado em Tecnologia da Comunicação (1999), todos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor da Faculdade de Educação (Facom) e do Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração da Ufba, é pesquisador em gestão de risco da reputação e possui experiência na área de Tecnologia de Informação e Comunicação com ênfase em Comunicação Organizacional. Primeiro diretor do capítulo Bahia da ABERJE, também fundou o Fórum de Inovação da Bahia. Atua principalmente nos temas de planejamento estratégico da comunicação organizacional, gestão da informação, tecnologias de informação e comunicação, gestão de risco da imagem, análise das marcas na mídia, e gestão de negócios.

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Cleusa Scroferneker:

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973) e em Geografia Licenciatura (1973) e Bacharelado (1976) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em  1983, completou o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e 2000 o doutorado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da área de Comunicação Organizacional, é professora da PUC-RS com experiência na área de comunicação, ênfase em Relações Públicas, atuando também com novas tecnologias. É vice-presidente da Abrapcorp, membro do Conselho Editorial da Ecos Revista, Organicom e Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom.

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Esnel Fagundes:

Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas (1980), tem mestrado (2001) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde já foi coordenador do curso de Comunicação Social. É membro do Conselho Fiscal da Abrapcorp e da Sociedade Interdisciplinar de Comunicação (Intercom). Já foi conselheiro do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas e representa o Brasil junto à Confederação Interamericana de Relações Públicas.

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João José Azevedo Curvello:

Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado no Centro de Estúdios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e atua na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), de 2004 a 2006.

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José Zilmar Alves da Costa:

Doutor em Estudos da Linguagem. Jornalista e Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculado ao Departamento de Comunicação (DECOM). Líder do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Comunicação Organizacional (ECO). Superintendente de Comunicação da UFRN. Diretor-Secretário da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC). Conselheiro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) e desenvolve outras linhas de pesquisa em estudos sobre comunicação organizacional.

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Luiz Alberto de Farias:

Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016); doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). É professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações
Públicas de 2012 a 2013, e em 2015. É editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; foi, por duas gestões, presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP). Autor de diversos livros sobre Comunicação Organizacional.

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Luiz Peres Neto:

Pós-doutor pela Annenberg School for Communication, da University of Pennsylvania (EUA), doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha). Desde 2012 é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, onde é líder do GPECC – Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo. É professor colaborador visitante na Universitat Oberta de Catalunya, na Espanha. Dedica-se a pesquisas relacionadas aos efeitos dos meios de comunicação nas relações de consumo, com especial interesse em temas relacionados com a ética, poder e análise de discursos.

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Margarida Maria Kunsch:

Professora titular da Universidade de São Paulo e diretora (2013-2016) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É atualmente presidente da Socicom – Federação Brasileira das Associações Acadêmicas e Científicas de Comunicação.

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Maria Aparecida Ferrari:

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1976), e em Relações Públicas pela Faculdade Anhembi Morumbi (1981). Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). É professora dos Programas de Pós-Graduação e Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Diretora responsável da Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, de 2003 a 2008. Foi fundadora da ABRAPCORP, tendo sido membro do Conselho Fiscal de 2006 a 2010, Diretora de Relações Públicas de 2010 a 2012 e Diretora Editorial de 2012 a 2014. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Comunicação Intercultural, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, ensino de relações públicas, cultura organizacional, administração de crises e interculturalidade.

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Maria Helena Weber:

Professora titular na UFRGS é também coordenadora e pesquisadora do CNPQ. Iniciou sua carreira na mesma universidade em que hoje leciona, na graduação de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e Propaganda, e hoje possui diversos títulos e prêmios, como o de Mestre em Sociologia e de Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É vinculada a diferentes departamentos de Comunicação e também desenvolve e coordena atividades docentes para a graduação em Comunicação Social e pós-graduação em Comunicação e Informação. Recebeu o prêmio ‘’Relações Públicas que fazem e acontecem’’ – categoria acadêmica do Conselho Regional de Profissionais de RP 4ª região – e já coordenou as assessorias de comunicação do Ministério da Educação e da federal gaúcha, entre outros cargos representativos na área de comunicação.

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Maria José Oliveira:

Graduada em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Administração de Marketing pela Faculdade São Judas Tadeu, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade São Paulo. Pós-Doutora pelo CRP/ECA/USP. Professora titular na DeVry/Metrocamp/IBTA e coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Tecnólogo de Marketing. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação pública, relações públicas, cidadania, comunicação e meio ambiente. Publicou livros sobre a área e foi membro das Comissões Assessoras de Área do ENADE de Marketing, é membro do COMPOL – Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política – e presidente da ABRAPCORP atualmente.

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Patrícia Salvatori:

Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2015), graduada em Relações Públicas (1995), com especialização em Comunicação Empresarial(2002), ambas pela Faculdade Cásper Líbero, possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Comunicação Corporativa. Leciona as disciplinas Teoria e Técnicas de Relações Públicas e Gestão da Comunicação Interna na Faculdade Cásper Líbero, onde também atua como supervisora dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Relações Públicas. É Diretora Administrativa da ABRAPCORP e editora assistente da Revista Organicom – ECA/USP.

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Rennan Mafra:

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em quatro linhas de pesquisa: comunicação, democracia e periferia; comunicação e experiência; comunicação e processos cooperativos; e dispositivos dialógicos e contextos organizacionais. Nelas investiga temas e problemas como: espaço público, comunicação organizacional, participação em políticas públicas, estado, comunicação pública da ciência, meio ambiente e saúde pública. É líder do Copráticas – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Democracia e Práticas Sociais.

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Ricardo Ferreira Freitas:

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na graduação de Relações Públicas, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Sociologia – Université de Paris V. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação em Comunicação da UERJ desde a sua fundação. Atua principalmente com Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação nos seguintes temas: relações públicas, cidade, consumo, megaeventos e turismo. Lidera o grupo “Comunicação urbana, consumo e eventos” e é membro do grupo de pesquisa “Comunicação, arte e cidade”, ambos cadastrados no CNPQ.

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Roberto Gondo Macedo:

Professor da Graduação e Pós-Graduação dos cursos Publicidade e Propaganda e Comunicação do Centro Paula Souza / CEETEPS FATEC São Caetano do Sul e do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM,  onde dirige o Observatório de Marketing Político, Eleições e Governo – OMPEG Mack. Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM e Diretor de Planejamento e Marketing do Instituto Gestão do Conhecimento – IGC, com Projetos de Comunicação e Gestão em organizações públicas e privadas. É Matemático e Analista de Sistemas, com Pós-graduação em Direito Educacional pela Faculdade São Luis, tem MBA Executivo em Marketing pela Universidade Gama Filho, é Mestre em Administração e Regionalidade pela Universidade de São Caetano do Sul, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, com Pós-Doutorado em Comunicação Política pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

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Rozalia Del Gaudio:

Rozália Del Gaudio é Gerente Sênior de Comunicação & Sustentabilidade da C&A Brasil e Professora no MBA Aberje/ESEG de Gestão da Comunicação Empresarial. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne (2004), onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia; Mestra em Administração de Empresas (2000) e Bacharel em Comunicação Social (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em Comunicação Empresarial desde o início dos anos 90 em empresas como Aperam, Vale e Grupo Votorantim. Atualmente, se interessa por pesquisas relacionadas a Comunicação, Gestão e Sustentabilidade.

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Rudimar Baldissera:

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (1989), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos (1997), mestrado em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Vice-Presidente da Abrapcorp (2010-2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Comunicação e líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP (http://gccop.com.br/). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, relações públicas, comunicação pública, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística.

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Valéria Castro:

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (2005; 1997), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicações e Artes, bem como no Curso de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Foi Diretora Editorial da Abrapcorp, na gestão 2014-2016. Atualmente é membro do Comitê Editorial e da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom), pesquisadora e consultora dedicada aos temas: pesquisa, planejamento de relações públicas e mensuração de resultados em comunicação organizacional.

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Tiago Mainieri:

Líder do grupo de pesquisa e estudos da Comunicação em Contextos Organizacionais (CNPq). É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche (Capes) na University of Florida, Estados Unidos e na Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha. Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e mestrado em Engenharia de Produção (1999). Atuou como consultor do INEP/MEC na avaliação e reconhecimento de cursos. O projeto atual versa sobre “Comunicação, mídia e esfera pública – o interesse público na sociedade midiatizada.” As área de interesse são: Comunicação Pública, Tecnologias e Comunicação, Comunicação Organizacional. Membro, desde 2001, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e, desde a fundação, em 2006, da Abrapcorp.

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Vânia Penafieri:

Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Leciona na área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001. É professora dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Conjuntamente, dá aulas no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando as disciplinas de Fundamentos de Marketing e Pesquisa de Comunicação com o Mercado – técnicas e projetos. Em 2016, ingressou na Faculdade Cásper Líbero, ministrando a disciplina Estratégias de Comunicação Pública, para o curso de Relações Públicas. É Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp (Gestão 2016-2018).

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CONVIDADOS INTERNACIONAIS:

Lee Edwards:

Dra. Lee Edwards é professora de Comunicação e Relações Públicas na Universidade de Leeds, Reino Unido. Ela ensina e pesquisa relações públicas a partir de uma perspectiva sócio-cultural. Publicou trabalhos sobre o exercício do poder nas e através das relações públicas e sobre a diversidade nas relações públicas. Ela é a autora de Poder, Diversidade e Relações Públicas (Routledge, 2014) e editora, com a Dra. Caroline Hodges, de Relações Públicas, Sociedade e Cultura: Exploração Teórica e Empírica (Routledge 2011).. Lee foi Secretária da Associação Internacional de Comunicação e Relações Públicas (2014-16).

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Oyvind Ihlen:


Dr. Øyvind Ihlen é professor titular no Departamento de Mídia e Comunicação (IMK) da Universidade de Oslo (UiO). É co-diretor do POLKOM – Centro de Estudos de Comunicação Política; Presidente da EUPRERA, Associação Europeia de Educação e Investigação em Relações Públicas; Editor regional de Public Relations Inquiry e editor norueguês da Rhetorica Scandinavica. Sua pesquisa foca em particular na comunicação estratégica de questões políticas. Ihlen recebeu vários prêmios internacionais, publicou mais de 60 jornais e capítulos de livros, assim como nove livros.

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