Quer conhecer melhor a capital mineira? Confira nossas dicas!

A capital mineira é referência no país no que diz respeito à cultura e ao entretenimento. Com ambientes como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e Circuito da Liberdade, a cidade reforça a importância de se ter museus espalhados em todas as suas regiões.
Além disso, Belo Horizonte, que também é chamada de cidade jardim, não poderia deixar de exibir os seus inúmeros parques e praças que atraem centenas de moradores todos os dias. Algumas referências são o Parque Municipal, a Praça do Papa e o Mirante Mangabeiras. A capital preza por espaços ao ar livre para um maior contato com a natureza.
Com esses pontos turísticos e outros ainda mais famosos, como a Igrejinha de São Francisco de Assis, cartão postal da cidade, e o Mineirão, fizemos uma lista abaixo com algumas dicas de lugares para visitar durante a sua estadia em BH.

 

Ar Livre

 

  • Parque Municipal

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um patrimônio ambiental localizado bem no centro de BH. Nele você poderá encontrar o Orquidário, o Teatro Francisco Nunes e aproveitar o tempo livre no seu pequeno e agradável parque de diversões.

 

Informações 
Como chegar

 

  • Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade, localizada no Centro – Funcionários, conta não só com jardins ornamentados e um amplo ambiente para fazer caminhada e aproveitar o dia, há também o Circuito da Liberdade, com muitos museus e outras atrações para a aproveitar o dia e também a noite.

Informações
Como chegar

  • Praça do Papa

A Praça do Papa, também chamada Praça Israel Pinheiro, te permite uma vista inesquecível da capital mineira. Com frequência, eventos culturais são sediados no local, portanto é interessante ficar atento à programação da cidade.

Informações
Como chegar

O SouBH é um excelente dispositivo de consulta sobre os eventos.

 

  • Mirante Mangabeiras

O Mirante Mangabeiras apresenta Belo Horizonte de um ângulo inspirador e de tirar o fôlego, ampliando a vista da Praça do Papa. O local é acessível e relativamente recente, ideal para apreciar o fim de tarde na capital mineira.

 

Informações
Como chegar

 

Museus

 

  • Inhotim

Localizado em Brumadinho, que fica a quase de 60km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea no Brasil e, além disso, é também considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Os acervos disponíveis são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas. As exposições são sempre renovadas e galerias são anualmente inauguradas.

 

Informações
Como chegar

 

  • Museu Artes e Ofícios

O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo.

Informações
Como chegar

 

  • Museu Inimá de Paula

O espaço tem como objetivo não somente servir à divulgação da vida e obra do pintor mineiro Inimá de Paula, mas também o de abrigar eventos culturais em geral, caracterizando-se como um local aberto a exposições de artistas, seminários, cursos, workshops e outros eventos afins. Agindo assim, o Museu Inimá de Paula se torna um polo emissor cultural ativo e dinâmico.

Informações
Como chegar

 

  • Museu de Arte da Pampulha

Originalmente construído para abrigar um cassino, em 1943, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) é uma das mais belas edificações brasileiras. Funciona como museu desde 1957, tendo adquirido um acervo que hoje conta com aproximadamente mil e quatrocentas obras. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Informações
Como chegar

 

  • CCBB

Inaugurado em 27 de agosto de 2013, o CCBB Belo Horizonte é resultado de uma parceria entre o Banco do Brasil e o Governo do Estado de Minas Gerais. É atualmente a sexta instituição cultural mais visitada no Brasil e a 95ª no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2014). Integra o Circuito Liberdade.

Informações
Como chegar

 

  • Casa Kubitschek

Construída primeiramente para abrigar o então prefeito de Belo Horizonte, futuro presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, nos fins de semana, a Casa Kubitschek foi uma criação do arquiteto Oscar Niemeyer em 1943. Hoje, a casa se mantém com o seu projeto original e é lar de um museu que dedica-se a contar a história de uma casa modernista nos anos de 1940, 1950 e 1960, por meio de espacializações, objetos e estímulos sensoriais. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Informações
Como chegar

 

Cartões Postais

 

  • Mineirão

Famoso entre os amantes do esporte, o Estádio Governador Magalhães Pinto, sediou jogos olímpicos em 2016 e tem sempre uma programação bem atrativa. Na sua esplanada, ótimo espaço para praticar esportes, também são realizados shows frequentemente.

Informações
Como chegar

 

  • Capela Curial de São Francisco de Assis

O mais célebre cartão postal de Belo Horizonte. Vir à capital mineira requer uma visita a Igreja de São Francisco de Assis. A famosa Igrejinha da Pampulha foi projetada por Niemeyer e em seus painéis estão obras de Portinari. Você pode incluí-la em seu roteiro quando estiver fazendo um passeio pela Lagoa da Pampulha, onde encontrará outros famosos pontos turísticos como o Iate Tênis Clube e o Parque Guanabara.

Informações
Como chegar

 

  • Mercado Central

Localizado no centro da cidade, o Mercado Central de Belo Horizonte traz lojas com os mais variados produtos, como artigos selecionados de culinária, peças de artesanato e floriculturas. Dentro do mercado, também, você pode se aconchegar em um de seus bares e apreciar o dia como um típico morador local.

Informações
Como chegar

 

  • Catedral Nossa Senhora Boa Viagem

A paróquia, localizada no centro da cidade, leva o nome da padroeira da cidade de Belo Horizonte. Tombada como santuário, é um ponto turístico que traz o visitante para o ambiente atrativo e belo da história de Minas Gerais.

Informações
Como chegar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s